A partir do consórcio de automóveis, você consegue comprar o seu carro sem juros e sem a necessidade da dar entrada. As opções de créditos, parcelas e prazos são bem variadas e após a contemplação, a decisão da marca, modelo, ano, novo ou usado, desde que esteja de acordo com o valor do crédito contratado podem ser adquirido.

- COMO FUNCIONA O CONSÓRCIO?

Criado aqui, no Brasil, há mais de 60 anos, os consórcios são a reunião de um grupo fechado de pessoas com um fim em comum: a aquisição de bens, como motos, carros, caminhões, imóveis e outros. Todos os integrantes do grupo realizam, mensalmente, por um período de tempo contribuições para o fundo comum. A cada 30 dias, um ou mais participantes são contemplados. As contribuições devem ser feitas até que todos tenham em mãos a sua carta de crédito, usada para a aquisição do seu bem. A função da administradora é ser responsável pela gestão do grupo, seguindo e estando de acordo com as regras do Banco Central.

- FORMAS DE CONTEMPLAÇÃO:

São duas as formas de ser contemplado. A primeira ocorre por meio de sorteio, dependendo apenas da sorte e das parcelas em dia. A segunda forma, é por meio do lance. O lance é, basicamente, uma antecipação das parcelas que hão de vir, sendo assim, vence a disputa quem puder antecipar o maior número de prestações. Como exemplo, suponhamos que você se disponha de antecipar 40% do seu plano e ninguém oferte acima de 40%, sendo assim, você é contemplado.

É importante lembrar que o consórcio oferece algumas opções diferentes de apenas a aquisição do bem, como exemplo temos o pagamento da dívida de um financiamento, mas para isso, deve consultar um especialista para que conheça as condições e possibilidades. 

- SALDO DO CRÉDITO PARA QUITAÇÃO DE DESPESAS TRIBUTÁRIAS DO BEM ADQUIRIDO: 

Após a sua contemplação, caso o seu bem seja de valor inferior ao do crédito que contratou, poderá utilizar esse valor restante, desde que seja inferior a 10% do valor total do crédito contratado, para o pagamento de despesas tributárias, como transferências de propriedades, tributos, registros cartoriais, entre outras despesas relacionadas à aquisição do bem.